31/07/2012



BREVE HISTÓRICO DO FÓRUM 


O Fórum das Entidades da Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil - Fórum EBCIB iniciou-se em 2009 no âmbito do GT6 (Informação, Educação e Trabalho) da ANCIB, por ocasião do X ENANCIB, realizado em João Pessoa, PB. No momento inicial, ABECIN, ANCIB, CFB e FEBAB, juntamente com vários pesquisadores presentes ao Encontro, tomaram parte da então denominada reunião “As condições de fortalecimento e interconexões das entidades de organização científica e profissional vinculadas à Ciência da Informação no Brasil”. Na oportunidade, afirmou-se que os indícios da existência de distanciamento entre as entidades, manifestados pela ausência de uma coordenação entre as mesmas, que possa resultar em otimização de recursos materiais de um lado e, de outro, na consecução de ações integradas que reforcem a melhoria de seu trabalho perante a sociedade, requeriam a constituição de um fórum político com esse propósito. No ano de 2010, ainda no âmbito do GT6 (Informação, Educação e Trabalho) da ANCIB, por ocasião do XI ENANCIB, realizado no Rio de Janeiro, RJ, ocorreu a segunda reunião “As condições de fortalecimento e interconexões das entidades de organização científica e profissional vinculadas à Ciência da Informação no Brasil”, com a presença das entidades que compareceram à primeira, mais vários pesquisadores presentes a este Encontro. Nessa reunião foi decidido que essa iniciativa passasse a adotar o nome Fórum das Entidades, que se desvinculasse da programação do GT6 da ANCIB, podendo continuar na programação global do Enancib como evento complementar, que tivesse uma lista de discussão ou equivalente, que antes da 3a. Reunião em outubro de 2011 realizasse uma reunião preparatória, podendo dar-se no CBBD. No ano de 2011, por ocasião do XII ENANCIB, realizado em Brasília, DF, ocorreu a terceira reunião do Fórum. Dela participaram ABECIN, ANCIB, CFB, FEBAB, SINDIB/RJ, GIDJ/RJ e pesquisadores presentes ao Encontro, ficando aprovada a realização no CFB, em Brasília no mês março de 2012, da “Oficina de Capacitação na Tecnologia de Organização”, tendo dentre seus objetivos preparar o planejamento estratégico do Fórum das Entidades. Esta Oficina ocorreu em 17 de março e constituiu o passo inicial dos trabalhos que foram concluídos na “II Oficina de Capacitação na Tecnologia de Organização”, a qual aconteceu no dia 19 de maio na sede do CFB, em Brasília. 

30/07/2012

Veja uma síntese da atual situação das entidades participantes do Fórum EBCIB no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=D3Bd42ZE8Z8


Olá, amigos, excelente ideia a sua, Francisco! Como fiquei devendo uma página no Facebook, agora temos nosso espaço comunicativo.
Fórum EBCIB terá reunião no Rio de Janeiro em outubro de 2012


A Comissão Coordenadora do Fórum EBCIB promoverá debate no dia 29 de outubro de 2012, como atividade paralela na programação do XIII ENANCIB. A reunião estará aberta aos interessados na discussão das questões relativas ao funcionamento das entidades participantes. Mais detalhes do processo preparatório pode ser visto na ata da última reunião de trabalho, em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=forums&srcid=MTI5ODQ5NDQyMTIzMjAyMjAwMTcBMTQzODY2MjkxMDc1NzM4OTgwMzgBNDYzZGQ1NGQtZDU5YS00Mjc5LWI4OWQtYjRkMmEyOWY3NmZhQGdvb2dsZWdyb3Vwcy5jb20BNAE&pli=1
FÓRUM EBCIB no Google Groups

Todo o material produzido pelo Fórum EBCIB se encontra em https://groups.google.com/forum/?hl=pt-BR&fromgroups#!forum/forum-entidades-ciencia-da-informacao-brasil. Progressivamente, ele será postado nesta blog para melhor visualização.